Barcelos resgata tradição do Coral
22/01/2017 15:03 em São João da Barra
Resgatar a tradição do Coral na comunidade de Barcelos. Este é o projeto que vem sendo realizado nas comemorações dos 70 anos de construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A iniciativa vem recebendo apoio do Padre Francisco de Assis Soares Cravo que conta com a adesão da comunidade católica.
O Coral da Imaculada foi organizado por Rosicleia Tavares e resgata uma tradição dos anos 60 do século passado. A proposta desse projeto iniciado há cinco anos atrás é de ter um coral para as solenidades e cerimônias religiosas, promovendo uma integração da comunidade através da música. Neste ano que a comunidade comemora os 70 anos de construção da igreja, a ideia é ampliar as apresentações em ocasiões solenes.
Segundo Rosicleia, o Coral da Imaculada existiu e foi criado e regido pela pianista Ana Augusta Rodrigues, esposa de um dos gerentes da Companhia Açucareira Magalhães. Pesquisadora e incentivadora do folclore da região, conseguiu manter em atividades o coral até os anos 80. Rosicleia recorda os tempos em que o coral cantava as missas e seu objetivo é resgatar essa tradição em Barcelos.
- Esse Coral inspirou outras pessoas a mantê-lo pelos idos dos anos 70/80. Porém, com o passar do tempo, cada um tomou um rumo e, assim, acabou aquele antigo “Coro”, como chamávamos. Em 2002, havia um grupo de jovens e um outro de senhoras que animavam as missas dominicais se revezando a cada semana. Naquele ano, pela festa da Padroeira, a Imaculada Conceição, fiz o convite para juntarmos os grupos e cantarmos num só coro e, a partir daí, todos os anos convidava os demais grupos e a quem mais da comunidade que quisesse participar conosco. Desse modo, o Coral tem alguns membros fixos e outros itinerantes - explica Rosicleia.
Com o passar dos tempos o Coral da Imaculada passou a se apresentar em especial nas festas da padroeira no dia 8 de dezembro e no Natal. Mas um dos projetos das comemorações dos 70 anos de construção da igreja foi de ampliar as apresentações em ocasiões solenes e festivas promovendo uma integração dos católicos através da música e valorizando o canto coral.
Uma das contribuições para a profissionalização do coral foi há três anos atrás. A Irmã Carla Rosane, religiosa do Educandário Santa Cecília, trouxe técnicas e novos conhecimentos, o que incentivou a continuar a missão e a contribuição para a comunidade católica de Barcelos.
- O canto na igreja é para levar Jesus ao coração das pessoas e, neste ano, pudemos constatar essa verdade através do testemunho dos fiéis que, ao término da missa, foram nos agradecer pela emoção que sentiram, a começar pelo próprio celebrante, Padre Francisco. O importante é que, a cada ano, realizamos uma experiência nova porque exigimos mais de nós. À proporção que recebemos palavras de aprovação e incentivo de nossos párocos e da comunidade, nos sentimos na obrigação de fazer sempre melhor. Temos consciência de que temos muitos degraus ainda para alcançarmos a perfeição musical. Sendo assim, já estou montando um projeto que nos leve a desenvolver uma formação em canto e organização de Coral, promovendo a participação deste em eventos paroquiais e extraparoquiais, como também em atividades artístico-culturais junto às comunidades acadêmicas locais - destacou Rosicleia.
Integração entre comunidade e igreja
Cantar é uma arte e na igreja católica os corais tiveram uma participação importante nas missas e cerimônias religiosas. Além da função religiosa, eles foram importantes para a integração da comunidade na igreja proporcionando um convívio social e despertando para a arte musical. Com o tempo muitos grupos se dispersaram por falta de pessoas para a realização dos ensaios e para assumir a regência.
Na opinião de Carlos Augusto participar de um coral foi um desafio, mas ao mesmo tempo uma experiência nova. Ele começou há 4 meses, mas revelou a sua satisfação e pretende continuar participando. “Um grande desafio participar do Coral pois nunca havia cantado na igreja. Foi uma experiência gratificante e emocionante com muita dedicação nos ensaios e capricho nas apresentações”, completou. (A.N.)
Fonte: Site Folha da Manhã
COMENTÁRIOS