Lava Jato chegando em São João da Barra
31/01/2017 12:08 em São João da Barra

A colunista do Jornal Extra, Berenice Seara, destaca em sua coluna nesta terça-feira (31/01), o a comenda Barão de São João da Barra, que foi conferida ao empresário Eike Batista pela Câmara de Vereadores da cidade, quando ele estava à frente do Porto do Açu.

O empreendimento entrou na mira da Operação Lava Jato em função dos escândalos nas desapropriações de terras no 5º Distrito sanjoanense. A coluna também destaca que a prefeita Carla Machado é condecorada como Baronesa de São João da Barra.

As desapropriações que expulsaram centenas de pequenos produtores de suas terras fizeram parte  de uma acordo financeiro envolvendo Eike Batista e o ex-governador Sérgio Cabral, presos, respectivamente, no âmbito da Operação Calicute e Operação Eficiência, desdobramentos da Lava Jato.

As investigações avançam firme sobre São João da Barra e deve atingir a prefeita Carla Machado.

Leia abaixo a nota divulgada na coluna de Berenice Seara:

EIKE BATISTA: UM BARÃO NO COMPLEXO DE BANGU

Eike Batista, encarcerado nesta segunda-feira (30) em Bangu 9, tem o título de Barão… de São João da Barra.

Criador do Porto de Açu, no município do Norte Fluminense, o empresário ganhou a honraria da prefeita Carla Machado, então no PMDB, em 2008.

Também em 2008 (a 15 dias do fim de seu mandato), Carla sancionou lei criando as novas coordenadas da área industrial.

Dois anos depois, o então governador Sérgio Cabral (PMDB) promulgou os decretos que desapropriaram terras pertencentes a pequenos agricultores para a construção do Distrito Industrial de São João da Barra.

Lá, o ex-bilionário construiu o empreendimento de US$ 2,4 bilhões — que, agora, está na mira da Operação Lava Jato.

COISA DE MILHÃO

A comenda de Barão de São João da Barra foi criada por Dom Pedro II, em 1849.

Na cerimônia de 25 de junho de 2008, uma banda tocou “Eu quero apenas”, de Roberto Carlos — aquela que diz “Eu quero ter um milhão de amigos…”

Em tempo: Carla Machado também é baronesa.

Fonte: Diario da Planicie

COMENTÁRIOS