Prefeita intervem para consertar inoperância da secretaria de saúde em SJB
17/03/2017 17:42 em São João da Barra

Depois que foi veiculado ontem que São João da Barra não teria vacinação em massa contra a febre amarela, população se revolta e prefeita do município teve que intervir para consertar a inoperância da secretaria de saúde do município.

Entenda: Ontem a SECOM de São João da Barra informou o seguinte:

Por não registrar caso da doença e ter em volta municípios da área de bloqueio, São João da Barra não terá vacinação

São João da Barra não integra os 25 municípios anunciados pela Secretaria de Estado de Saúde para a vacinação como medida imediata contra a febre amarela. Estão inseridas cidades das regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da Reserva Poço das Antas. São João da Barra não foi contemplado com a vacina por ter em volta alguns desses municípios, considerados áreas de bloqueio, além de não ter registrado nenhum caso da doença.

 

De acordo com a subsecretária municipal e Saúde, Keth Miranda, que participou nesta quinta-feira, 16, de reunião na cidade do Rio de Janeiro com representantes dos setores de Vigilância Epidemiológica e de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde, a situação em São João da Barra não é para pânico.

Hoje no inicio da tarde a prefeita do municipio usou a sua pagina no facebook para informar o seguinte:

Depois que a população assustada com as notícias da região que a cada momento chegam com novos casos de febre amarela a secretaria de saúde irá iniciar amanhã, sábado a vacinação em massa no município, abaixo as informações:

Doses estarão disponíveis, a partir das 9h, na Unidade Felix de Sá e nas unidades 24h do Açu e de Barcelos

A Secretaria de Saúde de São João da Barra informa que o município acaba de ser inserido no programa de vacinação contra a febre amarela, que começa já neste sábado, das 9h às 17h na Unidade de Saúde Felix de Sá (sede do município) e nas unidades 24h do Açu e de Barcelos. É necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência e cartão de vacinação (se houver). A vacinação também acontecerá no domingo.

A decisão pela inclusão de São João da Barra entre os municípios contemplados com a vacina ocorreu nesta sexta-feira, após solicitação da Secretaria Municipal de Saúde ao subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Alexandre Otávio Chieppe. O motivo foi o laudo confirmando, também nesta sexta-feira, o vírus da febre amarela em um macaco encontrado morto no município de Campos dos Goytacazes.  

Após 10 mil doses, o município continuará recebendo as doses de acordo com o que for sendo produzido, informa a Secretaria Municipal de Saúde. Estão aptas a receber a vacina pessoas de nove meses a 60 anos e as contraindicações são:

 

- Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.

- Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave

- Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores).

- Pacientes submetidos a transplante de órgãos.

- Pacientes com imunodeficiência primária.

- Pacientes com neoplasia.

- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).

 

- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras). 

COMENTÁRIOS