Equipe da Unesco desembarca no Rio para oferecer ajuda na reconstrução do Museu Nacional
13/09/2018 12:22 em Geral

Uma equipe da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desembarca nesta quinta-feira (13), no Rio de Janeiro, para ajudar na reconstrução do Museu Nacional. O local pegou fogo no dia 2 de setembro.

Os governos da Alemanha e da França também anunciaram esforços para contribuir com a recuperação do Museu Nacional, após o incêndio que destruiu grande parte de seu acervo.

A comitiva da Unesco é liderada por Cristina Menegazzi, responsável desde 2014 pelo Programa de Salvaguarda de Emergência do Patrimônio Cultural Sírio, no escritório da entidade em Beirute, no Líbano.

Desde quarta (12), operários de uma empresa privada, contratada pelo Museu Nacional, fazem a instalação de tapumes de madeira que irão cercar todo o prédio. As estruturas de madeira estão sendo fincadas em todo o entorno do prédio. Pelo menos seis operários realizam o trabalho.

Em entrevista concedida na última segunda (10), o diretor adjunto administrativo do Museu Nacional, Wagner William Martins, afirmou que a colocação dos tapumes faz parte do plano emergencial. “Temos dois planos: um plano emergencial para garantir que não haja maiores danos tanto ao acervo, quanto às estruturas do prédio; e o plano de reconstrução, que é uma etapa que ainda vai entrar em planejamento”, explicou.

COMENTÁRIOS