Curso formador de operadoras portuárias é iniciado em SJB
01/06/2023 19:53 em São João da Barra

A aula inaugural do curso formador de operadoras portuárias, com uma turma composta por 25 alunas, aconteceu nesta quinta-feira, 1º, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. A capacitação faz parte do Programa Geração Portuária, desenvolvido pela empresa Ferroport em parceria com a Prefeitura de São João da Barra e a Firjan/Senai e destinado exclusivamente a mulheres, com foco na formação de mão de obra local.

A carga horária é de 240h e as alunas receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 600 por mês. As aulas serão realizadas de segunda-feira a sexta-feira, na sede da Secretaria, das 12h às 18h. O conteúdo inclui: conceito de porto, de minério de ferro, segurança do trabalho, operação de equipamento como, por exemplo, de empilhadeira, além de noções de meio ambiente. Ao término haverá certificação.

As oito alunas melhores classificadas ingressarão, logo em seguida, nas aulas práticas, também remuneradas, em um período de 10 meses na Ferroport. O restante poderá cadastrar os currículos no Balcão de Oportunidades da Prefeitura, para que possa acessar o mercado de trabalho assim que surgirem vagas de emprego, seja na Ferroport ou em outra empresa que atua na área portuária no Complexo Portuário do Porto do Açu ou em qualquer porto do Brasil e do mundo.

“O fato de chegarem até aqui já é uma conquista que merece ser comemorada, mas muitos desafios ainda estão por vir e o importante é não desistir. Concentrem-se nessa etapa para conhecerem bem a parte teórica para depois partir para a parte prática, que é muito mais emocionante. Esse é o segundo programa que estamos desenvolvendo com mulheres de São João da Barra e espero que aproveitem bastante e encarem isso como uma boa aventura a ser vivida”, discursou o gerente geral da Ferroport, Luiz Francisco da Silva.

“Esse Programa reforça o empoderamento feminino, valorizando a mão de obra local e a inserção da mulher sanjoanense no mercado de trabalho, em cargos operacionais que antes eram ocupados exclusivamente por homens. Abrir caminhos para que essas mulheres se qualifiquem e tenham oportunidades é contribuir por uma sociedade mais justa e igualitária, e pelo desenvolvimento do município, como propõe a gestão da prefeita Carla Caputi”, declarou a subsecretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Joice Pedra.

Estiveram presentes na aula inaugural o chefe de Gabinete, Alexandre Magno Estefan, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes, e o gerente do Programa Municipal de Qualificação Profissional, Fernando Maciel. Da Firjan/Senai, o técnico de Educação, Bruno Guimarães, e a instrutora Renata Queiroz. Da Ferroport participaram a coordenadora de Recursos Humanos, Juliana Le Roy, gerente de Operações Charles Siqueira e o coordenador de Operações, Felipe Cutini.

COMENTÁRIOS