Desenvolvimento sustentável é tema da 15ª Feira de Meio Ambiente de SJB
08/06/2023 13:01 em São João da Barra

Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) foram o tema da 15ª Feira Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, promovida pela Prefeitura na terça-feira, 6, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, no Balneário de Atafona. O evento, que contou com a presença da prefeita Carla Caputi, abordou a importância da conscientização e da ampliação das ações de proteção ao ambiente, com destaque para a temática sustentável e seus impactos positivos para a sociedade.

A programação da feira durou o dia todo e contou com exposições de astronomia, com observação segura do sol, e de peixes ornamentais, além de gincana e teatro. A peça apresentada foi “A casa de todos os ninhos”, produção do projeto Restinga em Prosa, em uma parceria da Gás Natural Açu (GNA) com o Instituto Coral Vivo (ICV).

Realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Público em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a 15ª Feira de Meio Ambiente contou com a presença de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, que apresentaram trabalhos temáticos, A Prefeitura também expôs projetos e ações desenvolvidos no município e na região.

“Quando a gente ama, a gente cuida. Este ano buscamos fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância de cada cidadão nas ações de proteção e para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo.

O evento contou com estandes do Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e de empresas e projetos desenvolvidos no município, incluindo Ferroport, Projeto Tamar, Praia ComVida, Geoparque Costões e Lagunas, Parque Estadual Lagoa do Açu (Pelag), GNA, Draxos, Anglo American, Porto do Açu, Reserva Caruara, Marinha do Brasil, GoTrach, Vast, Bport e Clube de Astronomia de Campos. Também presentes as secretarias municipais de Esportes, Turismo, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Saúde e artesãos do município.

O público presente na feira escolheu os três melhores trabalhos apresentados pelos estudantes, quem foram premiados com bicicletas Smartwatch e Hard Phone. Confira os vencedores:

1º lugar: Cidades e comunidades sustentáveis (Construção de hortas verticais com materiais de baixo custo)

Escola Municipal Luiz Gomes da Silva Neto (Enjeitado)

Alunos: Ágatha da Silva Souza Vieira, Karine do Rosário Ferreira Ribeiro, Marina Manhães Toledo e Ana Cristina Alves de Abreu

Turma: 901

Orientadores: Douglas Ribeiro e Aline Nascimento (professores de Ciências)

 

2º lugar: Fome zero e agricultura sustentável (Compostagem)

Escola Municipal Luiz Délio Mendonça (Cazumbá)

Alunos: Maria Clara de Souza Gonçalves de Oliveira, Paulo Vitor Ribeiro Batista, Riquelme Aparecido Rodrigues da Silva, Samira de Alvarenga Ribeiro e Yara Teles dos Santos

Turma: Acelera A3

 

3º lugar: Cidades e comunidades sustentáveis (Poluição / ilhas de calor)

Escola Municipal João Flávio Batista (Cajueiro)

Alunos: Lucas da Silva Santos, Leonardo dos Santos Machado (Turma 901) e Carlos Daniel da Silva Marques, Hugo Niedzielski, Almeida e Lucas Rodrigues Trindade Turma: 801

Orientadora: Renata Sales (professora de Ciências)

COMENTÁRIOS