Projeto piloto estimula inclusão digital de idosos em SJB
14/06/2023 20:42 em São João da Barra

Com o objetivo de proporcionar aos idosos de São João da Barra a oportunidade de aprenderem a utilizar as tecnologias da informação, a Prefeitura lançou nesta quarta-feira, 14, o projeto piloto “Inclusão Digital para a Terceira Idade”. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), o projeto vai atender inicialmente nove idosos cadastrados no CadUnico, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras/Sede).

As aulas serão ministradas por bolsistas do projeto Jovens Talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) todas as quartas-feiras, das 15h às 16h, no Campus Avançado do IFF, onde o projeto foi lançado. Serão três oficinas: “Informática na Melhor Idade”, “Play 60+” e “Terceira Idade Conectada”, totalizando seis meses. Nas oficinas serão abordados desde conceitos básicos de informática até o uso de aplicativos e serviços online relevantes para o cotidiano. Serão realizadas também sessões de jogos e atividades interativas, visando aprimorar as habilidades cognitivas, memória, concentração e raciocínio lógico, além de aulas práticas e orientações sobre o uso de smartphones, abordando desde noções básicas até aplicativos e recursos úteis para os idosos se sentirem conectados e atualizados.

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa, ressaltou a importância do projeto para promover a inclusão digital e a estimulação cognitiva dos idosos. “A intenção é capacitar os idosos, permitindo que aproveitem os benefícios da conectividade digital para se comunicarem, acessarem informações e participarem de atividades online, além de estimular a cognição e a memória por meio de jogos digitais, explorando a ludicidade e a interação”, explicou Sharlene.

Uma das alunas do projeto, Nadir Barreto, residente da sede do município, festejou o aportunidade. “Estou muito feliz em participar deste projeto, que com certeza trará novos conhecimentos para que possamos acompanhar a tecnologia digital e interagir com nossos familiares e amigos com mais facilidade”.

Professor do IFF e coordenador do projeto, Gláucio José Pereira ressaltou que a iniciativa é relevante por proporcionar uma interação geracional. “A ideia é colocar o pessoal da terceira idade para conviver com os alunos que são adolescentes e estão mais antenados com a tecnologia digital, que é algo que vai ser útil para o dia a dia dos idosos, melhorando sua qualidade de vida”.

Participaram da solenidade de implantação do projeto, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a coordenadora de projetos, Michele Bastos, a psicóloga Bruna Henriques, a psicopedagoga Lanny Borges e o coordenador da Juventude e Políticas Públicas, Diogo Pessanha. Do IFF marcaram presença o diretor de Pesquisas e Extensão, Allyson Tavares, e os bolsistas Ana Carolina Rapozo, Júlia Ramos Ribeiro e Daniel Lira da Silva.

COMENTÁRIOS