Café Literário movimenta o Circuito Junino em SJB
22/06/2023 20:07 em São João da Barra

O Café Literário do Circuito Junino 2023, realizado pela Prefeitura de São João da Barra no Centro Cultural Narcisa Amália movimentou a noite de quarta-feira, 21, na sede do município. Concurso de poesia, lançamento de livros e apresentações de música e dança foram algumas das atrações do evento, que contou também com o 1º Festival de Pratos Típicos, utilizando ingredientes tradicionais de festas juninas.

O secretário municipal de Cultura, Gil Miranda, destacou a importância da reabertura do espaço após a reforma. “É emocionante ver o Centro Cultural cheio de gente, que veio prestigiar nossa cultura e tradição. O Café Literário é um evento que enaltece nossos escritores e poetas e perpetua nossa história”, enfatizou.

A escola municipal vencedora do 5º Concurso de Poesia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que teve como tema a memória da cultura sanjoanense, foi a Amaro de Souza Paes, com “Ciudad de mi corazón”. Em segundo lugar ficou a Maria Viana de Abreu, com “São João da Barra”, e em terceiro a Domingos Fernandes da Costa, que apresentou “A Simplicidade na voz de um poeta sonhador”. “Falar de cultura é falar de história. Foi emocionante ver tantos trabalhos enaltecendo nossa cidade e muito gratificante fazer parte desse projeto”, destacou a coordenadora da EJA, Joyce Sena.

O 1º Festival de Pratos Típicos proporcionou um sabor especial ao evento. A vencedora foi Yara Freitas Pinto, que além do primeiro lugar conquistou também o voto popular, com seu doce “Chico melado”. Em segundo lugar ficou Renata da Silva Conceição, que preparou o “Bolo de pé-de-moleque”, e em terceiro, Sérgio Ribeiro da Silva, com o “Baião de dois sanjoanense”. A premiação total foi de R$ 5 mil, divididos para os três primeiros colocados e para o vencedor do prêmio popular.

Os poetas sanjoanenses Ana Lúcia Rodrigues, Alexandra Souza, Artur Bezerra, Bryan Santos, Fernanda Marques, Izabel Gregório, Marlene Amaral, Matheus Oliveira, Melyssa Gregório, Nelma Berto, Sandra Rangel Moore, Vera Alves e Pedro Sena, lançaram a coletânea “Poesias ao Vento Nordeste”.

A jovem autora sanjoanense Nicole Felippe Beyruth e a poeta Sandra Rangel Moore lançaram, respectivamente, os livros “Lendas Reais - O Mistério dos Três Reinos” e “Traços em Linhas”. A programação contou ainda com show de Cacá Morsh e Vítor Menezes e apresentação de dança com os vencedores do concurso do show de talentos.

COMENTÁRIOS