Programa de Qualificação Profissional da GNA forma 362 alunos em SJB
10/10/2023 19:38 em São João da Barra

A cerimônia de conclusão do segundo Programa de Qualificação Profissional da Gás Natural Açu (GNA) reuniu 362 formandos de São João da Barra no Sesc Grussaí, na segunda-feira, 9. Foram entregues os certificados dos cursos de Eletricista de Força e Controle, Eletricista Industrial, Eletricista de Obras, Soldador Eletrodo Revestido, Movimentação de Cargas e Montador de Andaimes. A Prefeitura de São João da Barra, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e o campus avançado de SJB do Instituto Federal Fluminense (IFF) são parceiros da empresa no projeto.

A iniciativa qualifica trabalhadores do município que passam a poder a atender, sempre que possível e necessário, parte da demanda por profissionais para a construção da termelétrica UTE GNA II. A prefeita Carla Caputi participou da cerimônia, que também contou com a presença do diretor-presidente da GNA, Emmanuel Delfosse, do diretor de operações e implantações da empresa, Júlio Marcante, e da diretora da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e Symone Araújo.

Na ocasião, a prefeita destacou o momento ímpar que os formandos estão vivendo. “Ver tantas pessoas buscando uma nova oportunidade de crescimento profissional é muito gratificante. O mercado de trabalho é um desafio e vocês já deram o primeiro passo, estão qualificados”, disse Carla Caputi.

As aulas das 21 turmas, em seis cursos profissionalizantes, tiveram início em outubro de 2022, em polos no quinto distrito (Sabonete, Mato Escuro e Açu), Barcelos, Grussaí e na sede do município. A participação das mulheres dobrou nesta segunda edição. Elas representaram 44% do quadro geral, com três turmas exclusivas de mulheres. “A indústria precisa da energia das mulheres. Na GNA temos 51% de participação feminina, isso é no nosso DNA”, contou Emmanuel Delfosse.

Para Tainara Barcelos, que fez o curso de Movimentação de Carga, foi uma oportunidade que mudou sua vida. “Já fui empregada logo após o fim do curso e esse tipo de oportunidade só chega para quem está qualificado e se requalificando o tempo todo. Temos que estar prontos quando o barco passar”, afirmou.

Da Prefeitura de São João da Barra, estiveram presentes à cerimônia a secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes, a subsecretária e superintendente interina de Trabalho e Renda, Joice Pedra, o gerente de Qualificação Profissional, Fernando Maciel, o superintende de Petróleo e Gás, Wellington Abreu, e o subsecretário de Educação, Claudio Andrade.

COMENTÁRIOS