XI FeMuCTI premia projetos de desenvolvimento sustentável
29/10/2023 12:54 em São João da Barra

Extração de óleo essencial e hidrolato dos frutos da “Schinus terebinthifolia”, a aroeira-vermelha, projeto desenvolvido por alunos da Escola Municipal Manoel Alves Rangel, de Quixaba, foi o vencedor na categoria ensino fundamental II da 11ª edição da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (XI FeMuCTI), realizada nesta sexta-feira, 27, na quadra do Ciep 265 Municipalizado Profª. Gladys Teixeira. A feira, promovida pela Secretaria Municipal de Educação com parceria do Instituto Federal Fluminense (IFF) – campus São João da Barra, Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Educação, contou com a participação de 65 alunos e 20 professores. Foram 12 estandes da rede municipal, três do IFF e dois da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, visitou todos os estandes e ouviu a explicação dos alunos sobre cada projeto criado e apresentado na FeMuCTI, que teve como tema este ano “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

— Foi impressionante ver o excelente nível dos projetos apresentados e muito gratificante ver o quanto nossos alunos se dedicaram e o quanto estavam preparados para repassar o conhecimento que adquiriram, com criatividade, trabalho em equipe e comprometimento, especialmente se tratando de um tema tão relevante para toda a sociedade, que são as soluções para o desenvolvimento sustentável — destacou a secretária.

A premiação foi dividida em duas categorias: ensino fundamental II da rede municipal de ensino, com 1º, 2º e 3º colocados, e ensino médio técnico, com 1º e 2º colocados. Os vencedores receberam troféus e medalhas e vão participar da XVII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FeCTI), promovida pela Fundação Cecierj, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro na cidade do Rio de Janeiro. Os critérios de avaliação foram metodologia, clareza, criatividade e inovação.

Na categoria ensino fundamental II o segundo lugar foi para o projeto Biodigestor caseiro, da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, do Açu, e o terceiro para A importância da compostagem, do Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea II), de Grussaí. Na categoria ensino médio o projeto vencedor foi Desenvolvimento de jogos de tabuleiro e modelos didáticos para o ensino de ciências com tecnologias 4.0 e o segundo foi Mulheres na ciência desenvolvendo o pensamento computacional por meio da aplicação de projetos de robótica educacional lúdicos, ambos desenvolvidos por alunos do campus avançado do IFF.

Luciana Barbosa, 18 anos, moradora de Barcelos, e Julia Pessanha, 17, da sede do município, ambas alunas do IFF, destacaram a importância da participação na feira e da premiação como uma conquista para as mulheres na ciência. “A gente estava desacreditada, mas momentos como esse nos fortalecem na busca de um espaço maior para as mulheres na ciência”, disse Luciana. “E é importante também ter a oportunidade de apresentar nossos projetos em outros lugares, outras cidades”, acrescentou Julia.

Maria Eduarda Almeida, 16 anos, moradora da Quixaba, comemorou a conquista do primeiro lugar na categoria ensino fundamental II. “É uma demonstração da importância de acreditar nos sonhos e ter fé e uma superação para nós”, ressaltou. “Na primeira feira que participei não consegui nem o terceiro lugar e a conquista do segundo lugar mostrou que somos capazes e não podemos desanimar”, disse o aluno Luydy Rangel de Souza, 14 anos, morador do Açu. Com o troféu de terceiro colocado, Douglas Bento, 12 anos, morador de Grussaí, também celebrou. “Estou muito feliz e especialmente grato pelo resultado do trabalho em equipe”.

Também participaram da FeMuCTI as escolas municipais João Flávio Batista, de Cajueiro, Domingos Fernandes da Costa, da Sede, Amaro de Souza Paes, de Grussaí, Luiz Délio Mendonça, de Campo da Praia, Elysio de Magalhães, de Barcelos, Cmea I, de Mato Escuro, e as escolas estaduais municipalizadas Manoel Ducas de Brito, de Caetá, Dr. Newton Alves, de Atafona, e Luiz Gomes da Silva Neto, de Enjeitado. Vários projetos com foco na sustentabilidade foram apresentados, como estudo do sistema de automação com arduíno, hidrogênio verde com utilização de macrófitas aquáticas, produção de sabão líquido e em barra a partir do óleo de cozinha, horta sustentável na escola e descarte correto do plástico como forma de evitar a formação de microplásticos que ocorre na degradação.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos apresentou as áreas de proteção do município e as políticas ambientais desenvolvidas em São João da Barra e também doou 40 mudas de aroeira e ingá ao público, além de uma muda de pau-brasil para o Ciep.

COMENTÁRIOS