EMBRAPA RECEBE HOMENAGEM NA ALERJ PELOS SEUS 50 ANOS
31/10/2023 12:19 em São João da Barra

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu, nesta segunda-feira (30/10), o Diploma José Alencar à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que tem como missão viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para sustentabilidade da agricultura em benefício da sociedade brasileira. A sessão solene aconteceu no plenário do Palácio Tiradentes em comemoração aos 50 anos da entidade e pelos 30 anos do Sistema Integrado de Produção Agroecológica, também conhecido como Fazendinha Agroecológica Km 47.

A celebração foi de iniciativa da deputada Marina do MST (PT), presidente da Comissão de Segurança Alimentar, que explicou que o diploma José Alencar premia empresas, pessoas e entidades que comprovadamente ajudam a desenvolver economicamente o Estado do Rio de Janeiro. “É uma alegria imensa poder prestar essa homenagem aos 50 anos da Embrapa, uma vez que essa é uma das instituições de pesquisa mais importantes do Brasil e uma das mais reconhecidas no mundo. A entidade tem compromisso com a agricultura familiar, com a pesquisa e o desenvolvimento da agroecologia”, disse a parlamentar.

A Embrapa é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que foi criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. Ela tem como um de seus principais objetivos garantir ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia. No Rio, a entidade está presente com a Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Embrapa Solos, e no município de Seropédica, com a Fazendinha Agroecológica Km 47.

O projeto, na Baixada Fluminense, é uma parceria entre a Embrapa, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR) e integra atividades de produção animal e vegetal. Para Roberto de Souza Rodrigues, reitor da universidade, que sedia o programa há 30 anos, a trajetória de trabalho é essencial para o desenvolvimento de conhecimento na área de agroecologia: “Juntos, estamos fazendo o que a nossa Constituição nos coloca: ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.

Segundo o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Flávio Campos Ferreira, a empresa tem grande impacto no Estado do Rio de Janeiro. “É muito importante comemorar esta data porque a Embrapa é uma grande parceira para a Seappa e é essencial para o desenvolvimento da agropecuária fluminense”, explicou.

O diretor de Governança e Gestão da Embrapa, Alderi Emídio de Araújo, foi um dos representantes da entidade na homenagem e ressaltou que o trabalho realizado nos últimos anos é o resultado do empenho de diversas áreas da sociedade brasileira. “O dia de hoje demonstra que tudo que nós fizemos durante esses 50 anos não foi feito sozinho. As mãos dos funcionários e as parcerias com as instituições públicas e privadas também protagonizaram esta história. Neste cinquentenário, vamos pensar no futuro que nos aguarda com muitos desafios relacionados à segurança alimentar nacional, adaptação da agropecuária no enfrentamento às mudanças climáticas e no combate às desigualdades sociais”, afirmou.

A chefe geral da Embrapa Agrobiologia, Cristhiane Oliveira; a chefe do setor de Solos, Maria de Lourdes Mendonça; e a coordenadora da esfera de Agroindústria de Alimentos da empresa, Edna Maria Moraes, também participaram da homenagem representando a entidade.

O deputado Jair Bittencourt (PL), vice-presidente da Comissão de Agricultura, e a deputada Elika Takimoto (PT), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, estiveram presentes na solenidade. Além deles, também participaram da sessão solene o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Marcus Vinicius Vidal, e o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.

COMENTÁRIOS