Oficinas culturais movimentam Festa Literária Sanjoanense
11/11/2023 09:29 em São João da Barra

Com uma programação intensa, a primeira Festa Literária Sanjoanense (Felisan) inicia neste sábado, 11, no Centro Histórico de São João da Barra, se estendendo até a terça-feira, 14, com a participação de 39 selos editoriais e cerca de 90 mil livros. Entre as atrações estão os autores nacionais Júlio Emílio Braz e Otávio Júnior, rodas de conversa sobre quilombos, inclusão, tecnologia e cultura, legislação educacional, lei de incentivo à cultura e mercado editorial de quadrinhos. A entrada no evento é gratuita.

Com parceria da Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo e Lazer, da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e organização da Secretaria de Cultura, haverá diversas oficinas culturais como quadrinhos, desenho, maculelê, musicalização infantil, além de grafiti, capoeira e mangá. As vagas são limitadas e as inscrições por ordem de chegada. O projeto de Práticas Integrativas da Secretaria de Educação disponibilizará oficinas de xadrez.

A curadoria da Felisan é do jornalista, professor e historiador Bruno Costa. Ressalta-se que alunos, professores e equipe técnica da rede pública municipal de educação recebem um voucher (vale-livro) no valor de R$60 para aquisição de livros. A ABDL promoveu um desconto de 10% para alunos da rede particular de ensino, desde que devidamente uniformizados ou portando carteira de estudante.

Para Gil Miranda, secretário de Cultura, o município já vive a agitação do maior evento literário realizado em seus limites. “É realmente uma festa onde a literatura, os livros, se mesclam a teatro, música, cinema e uma variedade de atrações”, comemora.

COMENTÁRIOS