Evento marca o Dia Mundial do Diabetes em SJB
14/11/2023 16:14 em São João da Barra

O evento “Diabetes: educação para proteger o futuro”, realizado no Centro Municipal de Práticas Integrativas, marcou o Dia Mundial do Diabetes em São João da Barra, nesta terça-feira, 14. Realizado pelo Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), da Secretaria Municipal de Saúde, a ação teve a participação do palhaço Doutor Alegria, além de roda de conversa, massagem relaxante e ventosaterapia. teste de HGT (glicemia), sorteios de brindes e um coffee break.

Na abertura, a coordenadora do Programa Hiperdia, Cátia Assis, ministrou palestra sobre a necessidade da prevenção da doença para evitar complicações futuras. Já a enfermeira Delmara Berriel citou a importância da Comissão de Feridas no município e a implementação do uso da laserterapia como tratamento complementar. A também enfermeira Rita Gesteira alertou sobre os cuidados preventivos ao diabetes.

O uso de medicamentos fitoterápicos foi abordado pela farmacêutica Lucynthia Aquino. Outro tema em pauta foi a importância da ventosaterapia para os pacientes diabéticos. No final, a coordenadora de Atenção Básica, Luziane Ambrósio, lembrou que as Unidades Básicas de Saúde estão prontas para receber as demandas de atendimentos à população.

Segundo o Ministério da Saúde, qualquer pessoa pode ter diabetes. O importante, no entanto, é analisar alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como: a presença de pessoas com diabetes na família, comportamentos sedentários, obesidade, hipertensão arterial e idade acima de 45 anos. O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, foi uma data escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

COMENTÁRIOS