Prefeitura de SJB abre a barra da Lagoa do Açu
03/11/2021 14:59 em São João da Barra

A Prefeitura de São João da Barra abriu a barra da Lagoa do Açu na tarde desta terça-feira, 2, após autorização emergencial do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para que a água acumulada pelas chuvas dos últimos dias seja escoada para o mar. A solução foi necessária em função do transbordamento da Lagoa Salgada e encharcamento do lençol freático, alagando ruas e áreas de plantação e pasto e causando danos a moradores e produtores rurais. 

Desde o início da manhã de segunda-feira, 1º, uma força-tarefa que reúne as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Obras e Serviços, Saúde, Segurança Pública, Assistência Social e Direitos Humanos, Agricultura e Transporte e Trânsito estão no local dando assistência às pessoas afetadas e utilizando equipamentos para drenar a água. As equipes vão permanecer no local nos próximos dias monitorando a situação e mantendo as bombas e maquinários no trabalho de sucção e drenagem da água represada nas propriedades rurais e ruas.

A preocupação da Prefeitura é com a possibilidade de ocorrência de mais chuvas e com a subida da maré por conta da lua nova que começa nesta quinta-feira, 4, o que pode retardar o escoamento da água da lagoa para o mar. “Vamos continuar monitorando a situação e atuando com equipamentos nos próximos dias e a partir de então focar nas áreas em que a água pode permanecer represada por mais tempo para que seja feita a desobstrução dos caminhos”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo.

Mais de 30 servidores atuam diretamente na ação integrada das secretarias municipais, desde o auxílio às famílias que tiveram as casas atingidas pela água ao trabalho nas bombas, que têm vazão de 80 metros cúbicos por hora. Também são utilizados caminhões, retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas.

COMENTÁRIOS