O projeto Futebol de Rua pela Educação, desenvolvido em três escolas municipais de São João da Barra, deu início na quarta-feira, 6, ao encerramento do primeiro semestre. Um festival foi realizado nos núcleos da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, no Açu, e do Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea II), em Grussaí. Nesta quinta-feira, 7, o evento acontece no Ciep 265 Municipalizado Prof.ª Gladys Teixeira, nos turnos da manhã e da tarde.
Participam do projeto cerca de 300 estudantes com idade entre 7 e 13 anos. Além da competição entre os alunos de cada núcleo, o festival proporciona momentos de confraternização com as crianças, utilizando as regras essenciais do futebol de rua: fair play, drible valendo mais que o gol e o jogo autoarbitrado, visando dar protagonismo e autonomia para quem joga.
O projeto é executado pelo o Instituto Futebol de Rua e viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte do governo federal, com parceria da Prefeitura e patrocínio da Ferroport, empresa que atua no Porto do Açu. A proposta educativa é baseada no conceito do esporte para desenvolvimento humano, envolvendo práticas esportivas, pedagógicas e atividades lúdicas e culturais.
"O projeto Futebol de Rua reforça os objetivos da Educação de São João da Barra. Acreditamos que através do esporte, da educação e de atividades significativas, possamos contribuir na formação dos estudantes, tanto na vida escolar como na vida pessoal, tornando-os capazes de transformar sua realidade", destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues.