Programa de capacitação para jovens empreendedores locais avança para etapa final e irá premiar cinco melhores negócios
São João da Barra
Publicado em 26/08/2022

O Juventude Empreendedora, promovido pela Porto do Açu, tem o objetivo de estimular a geração de ideias e soluções para as questões regionais

 

Depois de seis meses de capacitação virtual e presencial, os jovens empreendedores de São João da Barra e região, selecionados para o Juventude Empreendedora, seguem para a etapa final do programa, promovido pela Porto do Açu e CIEDS, em parceria com SEBRAE, Microlins e prefeitura de São João da Barra. A Feira de Negócios, evento aberto ao público para dar visibilidade aos projetos finalistas, será realizada no próximo sábado (27/08), dentro da Programação do 1º Festival da Juventude de São João da Barra, no Balneário de Atafona, a partir das 14h.

 

Na Feira, os jovens selecionados para esta última fase irão apresentar seus negócios, desenvolvidos durante o programa de capacitação, e serão avaliados por uma banca oculta. Ao final, os cinco jovens mais bem avaliados ganharão 3 mil reais para contribuir com o desenvolvimento dos seus projetos. O público também poderá votar em seu negócio favorito, que será contemplado com o prêmio popular de mil reais.

 

“A iniciativa de apoiar o jovem empreendedor, inserindo-os num processo de formação no qual desenvolvem competências e habilidades para potencializar o impacto de suas ideias e negócios no território em que estão inseridos, está em linha com as ações de Sustentabilidade do Porto do Açu e com o nosso compromisso de viabilizar o desenvolvimento da comunidade do entorno do complexo portuário”, afirma Vinícius Patel, diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações.

 

Proprietária de uma das barraquinhas de comércio das margens da BR-356, a sanjoanense Jéssica Oliveira já tem identidade e marca próprias como chamariz para o seu negócio: “O Juventude é um diferencial para nós porque ele abre nossa visão para o mundo. Começamos a olhar outras formas de negócio, que acabam servindo de exemplo para o nosso. Tenho aberto muito a minha mente para trabalhar com o comércio hoje.  Eu quero voar e que minha marca seja conhecida não só em São João da Barra, mas no mundo”, ressalta.

 

Através de uma formação de 8 meses, o programa capacita os jovens para que possam administrar seus negócios, gerando opção viável de renda e de transformação social, além de promover e fomentar o desenvolvimento do território. Nesta primeira edição em São João da Barra, o programa contou com mais de 200 inscritos e 50 empreendedores selecionados, que estão em qualificação no modelo híbrido. Ao final, ainda terão a oportunidade de ingressar na rede do Juventude Empreendedora, com formação continuada e networking com outros empreendedores do Estado do Rio de Janeiro.

 

Sobre o Juventude Empreendedora

O programa é reconhecido como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil e iniciou suas atividades em 2017, desde então já recebeu mais de 2.600 inscrições e capacitou 300 jovens empreendedores. Ao longo dos 4 anos de iniciativa, foram investidos mais de 200 mil reais em negócios. Em 2022, através da união do CIEDS e da Porto do Açu, o programa está sendo realizado para impactar e mudar a vida de jovens de São João da Barra e região.

Comentários