O cantor e compositor Matheus Nicolau, de Campos dos Goytacazes, foi o grande vencedor da 34ª edição do Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), realizada na noite desta sexta-feira, 25, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Autor, arranjador e intérprete de “5 pães e 2 peixes”, ele conquistou o primeiro lugar, com 158 pontos, e levou também os prêmios de melhor arranjo e melhor intérprete, totalizando R$8 mil.
O segundo lugar, com 141 pontos, foi para Thiago Juraski, de Guarapuava-PR, autor, arranjador e intérprete de “Pressa”. O terceiro colocado, com 132 pontos, foi Robertho Ázis, de Balança-MG, também autor, arranjador e intérprete de “Sobreviveremos”. O prêmio popular, com votos da plateia, foi para Dirceu Cândido, de São João da Barra, autor e arranjador de “Você nasceu pra vencer”, interpretada por ele e por seu filho Guilherme Cândido.
Promovido pela Prefeitura, o Fescan é um dos mais tradicionais festivais de música do país e este ano contou na fase classificatória com 19 concorrentes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Dez músicas foram selecionadas para a final. A premiação total foi de R$16 mil.
Matheus Nicolau, que nesta segunda-feira, 28, lança nas plataformas digitais "Todas as flores têm espinhos? - 10 anos", uma reedição do seu primeiro álbum, lançado em 2011, comemorou a conquista: “Tenho muito carinho por São João da Barra. Foi aqui que fiz meus primeiros shows como músico profissional em Atafona. E é sempre uma felicidade participar do Fescan, um festival tão tradicional e importante. Este ano o nível das canções foi muito alto, o que me deixa ainda mais orgulhoso por essa conquista”, disse o músico, que tem 16 anos de carreira e participa de festivais em todo o país.
O 34º Fescan foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio das secretarias municipais de Turismo, Esporte e Lazer, e de Comunicação Social. “A cada ano o nosso Fescan tem se consolidado como um festival de alto nível, atraindo músicos de vários lugares e proporcionando ao público sanjoanense um grande espetáculo”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues.
A comissão julgadora foi presidida pela pianista, cantora, compositora e regente de coral Beth Rocha, doutora em Educação pela UFF e graduada em Música pela Unirio. Os integrantes foram o pianista, tecladista, educador musical e musicoterapeuta Vinícius Martins, graduado pela Conservatório Brasileiro de Música e pós-graduado em Musicoterapia e Ensino e Prática de Piano, pela cantora e compositora Cacá Morsch, que possui 28 anos de carreira e é a voz do Bloco Raiz, um dos símbolos do carnaval sanjoanense, e pelo músico Luiz Fernando Rocha, licenciado em Música pelo IFF, mestre em Ensino de Música pela Unirio e professor de arte. A organização do Fescan foi de Bruno Costa e Jhonatan Martins.