SJB firma acordo de cooperação técnica com o ISP
16/12/2022 12:40 em São João da Barra

A Prefeitura de São João da Barra e o Instituto de Segurança Pública (ISP), autarquia vinculada ao Governo do Estado, assinaram nesta quinta-feira, 15, no Rio de Janeiro, um termo de cooperação técnica que visa a análise de dados estatísticos referentes à criminalidade na região, para que sejam aperfeiçoadas as políticas públicas de segurança implementadas no município. O termo foi assinado pelo secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, e pela presidente do ISP, Marcela Ortiz.

— Por meio desta iniciativa conseguiremos encaminhar dados reais relacionados à segurança ao ISP, que, por sua vez, terá condições de mensurar o quantitativo dos aparelhos de segurança disponíveis no município e quais são as necessidades de aperfeiçoamento — disse Campinho.

Essas estatísticas são fundamentais para avaliar, por exemplo, a necessidade de abertura de um Departamento de Policiamento Ostensivo (DPO), aumento de efetivo policial e uma série de ações na segurança. “É possível, também, observar a mancha criminal do município, para que possamos direcionar o patrulhamento feito pelas viaturas a esses locais. Dessa forma, estaremos cumprindo as metas estabelecidas por este órgão de segurança estadual”, completou o secretário, acrescentando que o termo foi assinado, também, pelas responsáveis técnicas da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Yanka Ribeiro e Cristiane Silva.

Com 21 anos de existência, o ISP conta com grande conhecimento acumulado no desenvolvimento de metodologias de análise de dados relativos à segurança pública. Sua missão é produzir informações e disseminar pesquisas e análises com vistas a influenciar e subsidiar a implementação de políticas públicas de segurança e assegurar a participação social na construção dessas políticas.

 
COMENTÁRIOS