Visitas à antiga Casa de Câmara e Cadeia de SJB aquecem turismo cultural
13/01/2023 07:26 em São João da Barra

O verão é uma estação na qual São João da Barra recebe milhares de turistas e sua característica histórica atrai o público que se encanta com os equipamentos culturais do município. No coração da cidade está instalada a Antiga Casa de Câmara e Cadeia — a Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto. Na parte superior do prédio colonial funciona um centro de memória com a história do executivo, legislativo e judiciário da época, além de um acervo de documentos histórico. Por lá já passaram turistas de cidades fluminenses e mineiras.

Aberta todos os dias, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e finais de semana das 18h às 22 horas, no térreo o visitante encontra exposições que vêm fomentando o espaço desde meados do ano passado. A atual mostra instalada no espaço é “Theatro Municipal em turnê”, uma exposição itinerante que ficará no município até o dia 31 de janeiro. Com entrada gratuita e classificação livre, pode-se conferir a trajetória de um dos maiores teatros do país, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde a construção e inauguração, em 1909, até os dias atuais.

Pelos painéis o público tem contato com os projetos originais, fruto do concurso finalizado em 1904, além das pinturas e esculturas que adornam o prédio, de artistas como Eliseu Visconti e Rodolfo Amoedo. Clássicos como O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, II Trovatore, de Giuseppe Verdi e O Guarany, de Carlos Gomes também são relembrados em textos e fotos. Os três corpos artísticos do TMRJ — o Corpo de Baile, o Coro e a Orquestra Sinfônica, todos criados na década de 1930 — também são homenageados na exposição. Estão expostos os figurinos do Lago dos Cisnes e do Quebra Nozes, menu e xícara do antigo restaurante, fac-símile da ata de inauguração, fac-símile de uma partitura de “O sargento de milícias” de Francisco Mignone, além da possibilidade de uma foto num ambiente que remete ao Municipal.

Segundo Rômulo Pontes, diretor da Antiga Casa de Câmara e Cadeia, o município respira cultura e tem uma rica história, recebendo turistas de diversas cidades. "Nosso equipamento cultural conta uma parte da vida de São João da Barra e isso deslumbra quem visita o prédio”, comemora Pontes.

Para o secretário municipal de Cultura, Gil Miranda, o turismo cultural é uma das importantes vertentes que será potencializada pela pasta, como forma de divulgar a cultura do município e fomentar a economia atraindo novos turistas.

COMENTÁRIOS