A Semana Nacional de Museus começou oficialmente em São João da Barra na segunda-feira, 15, e vai até dia 21 de maio, sempre das 9h às 17h, com uma vasta programação. Entre as atrações estão a exposição “Genecy Mendonça (Dodozinho), sua longa estrada!”, na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa de Câmara e Cadeia), aberta oficialmente no primeiro dia. A mostra tem como base o livro lançado em fevereiro deste ano pela historiadora e escritora Tania Aquino e conta com um acervo do homenageado, que é um dos nomes mais importantes da política de São João da Barra, governando o município por dois mandatos e sendo vice-prefeito em quatro oportunidades.
No primeiro dia das atividades comemorativas também houve, na Estação das Artes Derly Machado, abertura da exposição “Artesanato local/Bem-estar em produzir” e roda de conversa sobre a estação ferroviária local com o historiador André Pinto e com o ferroviário aposentado Moacir Carolino dos Reis, 92 anos. Sanjoanense e morador de Barcelos, ele trabalhou em locomotivas desde os 14 anos, tendo aprendido o ofício com o seu pai, que era também maquinista na Usina São José. Moacir aprendeu a pilotar a locomotiva que seu pai trabalhava, a 220. Anos mais tarde foi trabalhar na Usina Barcelos e por lá ficou até se aposentar.
Ao contar suas experiências como ferroviário, Moacir lembrou o dia em que viu de perto o presidente Getúlio Vargas, quando esteve na Usina Barcelos em visita. "Depois de aposentado, fui convidado pelo gerente e também presidente do Sesc Mineiro de Grussaí para implementar a primeira ferrovia indoor do Norte Fluminense. Dali em diante, atuei conduzindo milhares de turistas nos vagões puxados por sua maria-fumaça. Com a chegada da pandemia, abandonei de vez o ofício", contou Moacir, que desde 1958 não entrava no prédio onde funcionou a estação ferroviária de São João da Barra, hoje Estação das Artes Derly Machado.
Programação - No Palácio Cultural Carlos Martins, o público pode conferir a mostra “Nosso carnaval: arte e tradição”, até o dia 21. Nos dias 15, 17 e 19 de maio, no mesmo local, acontecem as palestras “Lei da atração: o que estamos atraindo para nossas vidas?”, às 10h, e “Fitoterapia: o poder das plantas medicinais”, às 14h30.
No Cine Teatro São João serão exibidos, nesta quarta-feira, 17, os filmes “DivertidaMente”, às 9h e “Red, crescer é uma fera”, às 13h30. Já no Salão do Palácio Cultural Carlos Martins, às 15h, terá a palestra “Fortalecimento, novas descobertas e bate-papo sobre a biografia de Narcisa Amália, poeta da liberdade", ao qual o prédio histórico do Centro Cultural leva o seu nome.
As exposições “Genecy Mendonça (Dodozinho), sua longa estrada!”, na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa de Câmara e Cadeia), e “Artesanato local/Bem-estar em produzir”, na Estação das Artes Derly Machado, prosseguem até o dia 21, aberta ao público sempre das 9h às 17h.
A Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece em comemoração ao Dia Nacional dos Museus (18 de maio). O tema desta 21ª edição é “Sustentabilidade e Bem-Estar”. Esta é a primeira vez que o município participa da Semana Nacional de Museus por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo é reforçar a importância da riqueza histórica e arquitetônica dos equipamentos culturais locais no contexto estadual e nacional.