Carla Caputi debate ações para mitigar a erosão costeira em SJB
18/05/2023 21:15 em São João da Barra

A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, foi ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em Brasília, para discutir os problemas causados no município pela erosão costeira, que afeta sobretudo as praias de Atafona e do Açu. No encontro com o ministro Waldez Góes foi concluída a necessidade da realização de um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental. O deputado federal Murillo Gouvêa, responsável por articular a agenda na capital do país, se comprometeu a disponibilizar, por meio de emenda, o valor necessário para o estudo.

— É um problema complexo, que nos atinge há décadas, nos preocupa de Atafona ao Açu, e queremos resolver. Nessa reunião discutimos bastante, são vários atores envolvidos na busca de uma solução, e entendemos que o estudo precisa ser atualizado. A tecnologia mudou, os fenômenos climáticos também mudaram. O ministro Waldez Góes foi muito solícito e o deputado federal Murillo Gouvêa se comprometeu a custear, através de emenda, esse estudo — disse a prefeita Carla Caputi.

Participaram da reunião o secretário estadual de Habitação, Bruno Dauaire; a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Marcela Toledo; e os nove vereadores do município. Pesquisador da erosão costeira na região e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), o geógrafo marinho Eduardo Bulhões falou sobre a problemática da erosão, em especial sobre o caso de Atafona. Secretário do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, João Siqueira também participou da reunião. Caputi ainda ressaltou que a perda de vazão do Paraíba impacta diretamente na questão da erosão em São João da Barra.

Ainda na agenda em Brasília, Carla e Marcela estiveram na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde acompanharam a posse do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A prefeita também esteve com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha

COMENTÁRIOS