Porto do Açu leva tema de educação no trânsito para alunos da rede pública
19/05/2023 07:25 em São João da Barra

Além de palestra de conscientização, ação inclui a doação de 9 mil livros do Projeto Educa para Campos e São João da Barra

 

O Porto do Açu, em parceria com o Projeto Educa, está trabalhando o tema de educação no trânsito junto a escolas da rede pública de ensino de Campos e São João da Barra, durante este mês de maio. A ação faz parte da Campanha Maio Amarelo, promovida por diferentes empresas do complexo portuário e que reúne uma série de iniciativas por um trânsito mais seguro na região. Nesta quarta-feira (17), colaboradores do Centro de Operações e Resposta a Emergências do Porto do Açu fizeram uma palestra de conscientização para alunos do 7º e 8º anos da Escola Municipal Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos, em Donana. Além do bate-papo com os profissionais do CORE, os estudantes também receberam parte dos 9 mil livros sobre educação no trânsito, que serão entregues para turmas do Ensino Fundamental de ambos os municípios.

 

A Coordenadora de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu, Lucíola Marçal, destacou a importância do estreitamento da relação com o público mais jovem, quando o assunto é educação e mudança de comportamento. “Não medimos esforços para nos aproximar da juventude local, porque entendemos a nossa missão de levar informação e promover conhecimento e, ao mesmo tempo, reconhecemos o potencial do jovem de disseminar boas práticas e conteúdo de qualidade. Eles são os principais agentes da mudança de comportamento coletiva”, pontuou.

 

De acordo com a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos, Neidimar Abreu, o Projeto Educa vai subsidiar a educação para o trânsito como tema transversal no ensino básico e de forma contextualizada, permanente e com significado para o aprendizado, além de promover a intersetorialidade no tratamento do tema. "Essa parceria é uma grande e valiosa ação para a aprendizagem dos nossos alunos no que se refere à educação no trânsito. Estamos recebendo um material pedagógico de qualidade que irá tratar esta temática de forma bem lúdica. Esperamos ajudar a população na conscientização sobre a importância do envolvimento de todos para um trânsito mais seguro", afirmou.

 

Anualmente, o Porto do Açu trabalha com um calendário integrado de ações para educação no trânsito, visando mais segurança para os colaboradores e para as comunidades do entorno do complexo portuário. Além do reforço da temática durante o período de verão, quando as estradas que cortam a região estão mais movimentadas, as empresas instaladas no empreendimento também se unem por um trânsito mais seguro durante o mês de maio, tradicionalmente dedicado à conscientização de todos para uma postura responsável no trânsito. A campanha deste ano, em parceria com a Laço Amarelo, envolve as empresas Porto do Açu Operações, GNA, Vast, Ferroport, TechnipFMC, Dome e Anglo American. Dentre as ações programadas estão blitzen educativas nas vias que levam ao complexo portuário, parada para caminhoneiros na BR-101 (parceria com SEST SENAT e IMTT), ações em escolas com palestras sobre segurança no trânsito e simulação de acidente de moto.

COMENTÁRIOS