Turmas femininas do II Programa de Qualificação Profissional visitam parque termelétrico da GNA
23/05/2023 07:58 em São João da Barra

Alunas conheceram a UTE GNA I, em operação desde 2021, e o canteiro de obras UTE GNA II, quem empregam atualmente mais de 60 alunos do programa

 

Uma manhã repleta de entusiasmo, conhecimento e novas perspectivas: assim foi a visita das alunas das turmas exclusivamente femininas de Eletricista de Força e Controle e Soldas, II Programa de Qualificação Profissional da GNA à UTE GNA I, em operação desde 2021, e ao canteiro de obras da UTE GNA II. As usinas integram o maior parque termelétrico da América Latina, com 3 GW, instalado no Porto do Açu, no Norte Fluminense.

A iniciativa teve por objetivo envolver, ainda mais, as participantes ao conhecimento adquirido em sala de aula, bem como aproximá-las ao mercado de trabalho e às oportunidades profissionais de projetos estruturantes como as da GNA.  Elas foram recebidas pelo gerente de implantação da GNA II, Luiz Rodrigues e pelo engenheiro de operações da GNA I, Gabriel Bento.

“Saímos da visita cheias de esperança e motivadas, com a certeza da nossa capacidade de conquistar um espaço no mercado de trabalho. Isso tudo graças à oportunidade que, mais uma vez, a GNA nos oferece”, disse Kíssilla Dyas, aluna do curso de Soldas, mas que também foi aluna da 1ª edição do programa e trabalhou nas obras da GNA I.

A UTE GNA I, com 1,3 GW de potência, foi a primeira usina do parque termelétrico da GNA a entrar em operação comercial, em setembro de 2021. Já a UTE GNA II, com 1,7 GW de capacidade instalada, será a maior e mais eficiente usina a gás do país. Em fase recebimento e montagem de grandes equipamentos, como turbinas e geradores, o projeto emprega atualmente mais de 2.700 pessoas, muitos deles moradores locais, alunos e ex-alunos do programa de qualificação, o que tornou a experiência das ilustres visitantes ainda mais valiosa.

“Receber as alunas em nossas instalações foi uma experiência muito positiva, não só pelo grande interesse delas pelo nosso projeto, mas também por entendermos a dimensão que a oportunidade de participar de nosso programa de qualificação traz para o futuro profissional delas e da população local”, afirma Luiz Rodrigues, que também é tutor do programa.  

Contratação de alunos II Programa de Qualificação da GNA

Com o ritmo de contratações aumentando em razão da evolução das obras, alunos e ex-alunos do programa estão sendo convocados para trabalhar em diversas funções. Mais de 60 participantes do programa foram contratados, sendo que 100% dos formados são profissionais locais e 40% são mulheres e já estão em campo, como é o caso de Jhamilly Eduarda Manhães dos Santos, que conclui o curso de Soldador de Aço Carbono em janeiro.

Iniciado em outubro de 2022, a segunda edição do Programa de Qualificação Profissional da GNA abriu mais de 500 vagas gratuitas em cursos técnicos profissionalizantes nas áreas de construção civil, elétrica e logística para preparar sanjoanenses para as oportunidades de trabalho nos projetos da GNA e na região.

Atualmente, seis cursos estão em andamento, totalizando mais de 150 alunos em formação, e nove turmas já concluídas. As aulas são ministradas pela Firjan Senai e pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) - campus avançado São João da Barra - que, juntamente com a Prefeitura de São João da Barra, são parceiros da GNA no programa.

O programa conta ainda com outras iniciativas com o intuito de engajar e apoiar os estudantes a conquistar a tão sonhada oportunidade emprego. São elas: Programa de Tutoria, cujos tutores são colaboradores das GNA, e workshops de preparação de currículo e simulação de entrevistas.


Sobre a GNA - A GNA é uma joint venture formada pela bp, Siemens, SPIC Brasil e pela Prumo Logística dedicada ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos estruturantes e sustentáveis de gás natural e energia. Instalada no Porto do Açu, a GNA está construindo o maior Parque Termelétrico a Gás Natural da América Latina, composto pela UTE GNA I (em operação) e a UTE GNA II (em obras). Para abastecer as usinas, a GNA construiu um Terminal para a movimentação de Gás Natural Liquefeito (GNL), onde está atracada a FSRU BW Magna, embarcação com capacidade para armazenar e regaseificar até 28 milhões de m³/dia. Juntas, as duas térmicas irão gerar 3 GW, energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. Os projetos contam com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

COMENTÁRIOS