Seminário voltado a alunos da EJA incentiva a inserção no mercado de trabalho
24/05/2023 18:42 em São João da Barra

O seminário com o tema “Encontro: Trabalho e sentido pra vida”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São João da Barra na noite de terça-feira, 23, no Cine Teatro São João, contou com a participação de cerca de 100 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas municipais de Atafona, Grussaí, Cajueiro, Barcelos e da Sede do Município. O objetivo foi dialogar sobre a inserção no mercado de trabalho e o seu sentido na vida do jovem.

A ação, organizada pela Equipe Multidisciplinar e pela Coordenação Pedagógica da EJA, prossegue no dia 14 de junho, às 19h, no Centro Municipal de Educação Avançado (Cmea-I), de Mato Escuro, para alunos da EJA da unidade escolar e também das escolas do Açu, Bajuru e Vila Abreu.

“A meta é continuar abordando essa e outras temáticas com o intuito de favorecer o bate-papo sobre temas pertinentes à realidade dos alunos, buscando potencializar a permanência no ambiente escolar”, destacou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.

As palestras realizadas durante o seminário foram “Trabalho e sentido pela vida”, ministrada pela psicóloga Fernanda Stellet; “Lei de aprendizagem”, com a assistente social Tereza Cunha; “Primeiro currículo: dúvidas frequentes” e “Vagas para pessoas com deficiência (PCD)”, com a psicóloga Aline Emmanuel e “Orientações sobre número de identificação Social”, com a assistente social Millena Pedra.

Alex Fernando Ferreira da Silva, 16 anos, que cursa a VII fase do ensino fundamental na Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves dos Santos, em Atafona, reconheceu a importância do encontro. “Os planos são, ao término do ensino fundamental, ingressar no ensino médio e paralelamente em um curso de qualificação profissional para almejar o quanto antes uma oportunidade de emprego nas empresas que atuam na região”, declarou.

Estavam presentes no encontro a psicóloga Michelle Mota, coordenadora da Equipe Multidisciplinar, e a pedagoga Joyce Sena, coordenadora da EJA.

COMENTÁRIOS