Transporte estudantil contempla mais de 800 universitários e técnicos em SJB
26/09/2023 19:58 em São João da Barra

Universitários e estudantes de cursos técnicos que moram em São João da Barra contam com o apoio da Prefeitura para locomoção dos distritos nos quais residem até o polo universitário mais próximo, Campos dos Goytacazes. O programa de Transporte Estudantil Intermunicipal, que conta com 20 ônibus, contempla 808 alunos que buscam formação superior ou profissionalizante. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o número de atendidos ainda pode variar no decorrer do ano, já que a demanda é constante por parte dos que buscam cursos técnicos e profissionalizantes.

Júnior Mariano, morador de Grussaí, está cursando o 8º período de Fisioterapia, na Estácio de Sá. Ele comenta que, sem o programa, muitos sanjoanenses não teriam condições de ir todos os dias para Campos. “Os alunos não precisam se preocupar para se locomover até outra cidade. Os ônibus têm toda segurança, ar condicionado. Tenho muita gratidão por tudo que a gente tem. É uma possibilidade de buscar um ensino melhor para mim e outros colegas, que não poderiam ir para outra cidade estar estudando”, contou.

Além do programa de Transporte Estudantil Intermunicipal, a Prefeitura de São João da Barra também mantém ativo um projeto de concessão de bolsas para cursos superiores. O Cartão Universitário contempla apenas neste semestre 397 beneficiários, seguindo critérios definidos por lei. Para a prefeita Carla Caputi, são investimentos que ajudam a transformar vidas sanjoanenses.

— Sabemos que todo valor aplicado na Educação é, na verdade, um investimento. Muitos sanjoanenses não poderiam arcar com as despesas diárias de locomoção. Nosso programa é eficaz no sentido de dar garantia ao estudante de que ele sairá de casa e terá também como voltar. E, assim como fazemos no nosso transporte municipal, isso é gratuito. É menos uma preocupação para o aluno, que aproveita o tempo em sala de aula para construção do saber — destacou a prefeita.

Atualmente, são 636 universitários atendidos, somados os das instituições públicas e privadas, além de 172 estudantes de cursos técnicos. Os interessados em se cadastrar no Transporte Estudantil Intermunicipal devem procurar a Secretaria de Educação. A equipe responsável vai informar os detalhes de documentação necessária e prazos. Posteriormente, o aluno que for contemplado receberá uma carteirinha para utilizar nos ônibus que atendem ao programa.

COMENTÁRIOS