A emoção marcou a entrega do 1º Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares, nesta sexta-feira, 24, no Centro Cultural Narcisa Amália, em São João da Barra. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Departamento de Igualdade Racial, a premiação lembra a luta pelo fim do preconceito racial e os principais homenageados foram Eliete de Abreu Neves, ex-merendeira do Colégio Estadual Alberto Torres, que recebeu o prêmio Dandara, e Ernani Germano, ex-atleta profissional de futebol, com Prêmio Zumbi dos Palmares. Também houve a entrega de placas para personalidades negras do município.
O evento contou com a participação da professora de História Analice Ribeiro, que falou sobre o conceito de Quilombo e a luta de Dandara e Zumbi para a sobrevivência do seu povo, do grupo teatral Kimera com a representação das estátuas vivas dos dois personagens históricos e de uma apresentação de dança com alunos do Colégio Estadual Dr. Newton Alves.
“Fiquei muito feliz em ser reconhecida pela minha trajetória e luta por uma vida mais digna e desejo que todos nós sejamos reconhecidos como uma só raça, pois todos somos iguais”, pontuou Eliete Neves.
A coordenadora de Igualdade racial, Cristiane Riscado, falou sobre a importância de homenagear a história dos negros que vivem no município. “Essa homenagem é para lembrar que nossa luta pelo fim do preconceito é contínua e que temos exemplos de pessoas que atuam de diversas formas nas suas comunidades, mostrando que o negro pode e deve ocupar todos os espaços que ele almejar, sem medo e com dignidade. É por isso que trabalhamos diariamente na nossa secretaria”, destacou.
São João da Barra integra desde 2022 o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial. A iniciativa, que engloba 24 cidades do estado, visa potencializar o desenvolvimento regional a partir das políticas de igualdade racial.
A solenidade contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa, do chefe de Gabinete, Alexandre Magno Estefan, do subsecretário de Educação, Cláudio Andrade, da coordenadora de Igualdade Racial, Cristiane Riscado e do coordenador do departamento de Juventude Diogo Pessanha.
Homenageados
Sueli da Silva
Mônica Cordeiro Lisboa
Denise Rodrigues Cândido
Creuza Maria Gomes Nogueira
Janaína Neto
Rosilma Marques Nogueira
Eliza Luiza de Jesus Bartolomeu
Rita de Cássia Rocha Gesteira
Rosângela Gomes Paulo
Teresinha Lúcia de Oliveira Neves
Jonas Alves Figueiredo
Ademir Viveiro de Vasconcelos
Uanderson Mendes Barbosa
Josias Vieira
Degilson Gomes Vieira
Gil Carlos da Conceição
Elielson Rodrigues da Rocha
Leandro Alves da Silva