A discussão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São João da Barra foi pauta da primeira oficina de diagnóstico promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos na quarta-feira, 22, no auditório municipal.
A oficina contou com a participação de moradores da cidade, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos e, também, de Agenor Martins Junior e Hellen Braga, representantes da DRZ Geotecnologia e Consultoria.
As discussões levam em consideração que a gestão de resíduos sólidos afeta diretamente toda a população e quando feita de forma adequada, visa garantir a qualidade de vida da cidade e preservação do meio ambiente.
Além dos resíduos sólidos urbanos (domiciliares e limpeza urbana), o Plano Municipal visa abranger uma ampla variedade de outros resíduos, como de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços; dos serviços públicos de saneamento, entre outros.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Marcela Toledo, a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é de extrema importância para o município. "Estamos empenhados em promover uma gestão sustentável e consciente, pautada no planejamento e na preservação do meio ambiente", destacou.
Marcela ainda ressaltou que o projeto será um instrumento fundamental para a cidade. "Vai ajudar a desenvolver estratégias eficazes para lidar com os resíduos sólidos, visando a redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada dos resíduos".