ALERJ LANÇA FRENTE PARLAMENTAR DE COMBATE E PREVENÇÃO À TUBERCULOSE, HIV E DIABETES
25/09/2023 20:07 em Geral

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai lançar, nesta terça-feira (26/09), às 10h, a Frente Parlamentar de Combate e Prevenção à Tuberculose, HIV e Diabetes. A primeira audiência pública do novo colegiado debaterá o tema "O enfrentamento da tuberculose no Estado", na sala 1801, do Edifício Lúcio Costa, sede do Legislativo estadual.

De acordo com a deputada Martha Rocha, que coordenará a Frente, o Estado do Rio de Janeiro tem o terceira maior incidência de tuberculose no Brasil, e são três os desafios prioritários para combater a doença: a concentração de novos casos em 16 cidades (15 delas localizadas na Região Metropolitana), o alto índice de interrupção do tratamento, e a situação do sistema prisional estadual.

"Não é possível fazer isoladamente o enfrentamento à tuberculose. Precisamos trabalhar em conjunto para alcançar conquistas importantes contra essa doença que afeta a população mais vulnerável", disse Martha Rocha.

Foram convidados a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello; o subsecretário de Estado da Secretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio; o presidente da Comissão de Saúde e da Frente Parlamentar Municipal de Tuberculose do Rio, vereador Paulo Pinheiro; o assessor de Doenças Transmissíveis na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Brasil, Miguel Aragon.

Participam ainda, representantes da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fiocruz, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e de instituições da sociedade civil.

COMENTÁRIOS